A partir de 27 de julho de 2025, a Receita Federal exigirá que empresários escolham o regime tributário (Simples Nacional, Lucro Presumido, Lucro Real ou novos regimes da reforma) já no momento da abertura do CNPJ, por meio do novo Módulo AT da Redesim, conforme a Nota Técnica nº 181/2025 – Cocad.
A medida padroniza e acelera o processo, integrando bases federais, estaduais e municipais. No entanto, reforça a necessidade de um planejamento tributário prévio e do acompanhamento de um contador desde o início.
Na prática, o contador é o braço direito do empreendedor: ele prepara o registro, identifica o regime tributário mais vantajoso, e cuida de toda a burocracia para evitar atrasos, multas ou erros custosos. Com essa mudança da RFB, a escolha do regime tributário no ato da abertura do CNPJ exige ainda mais expertise técnica.
Por isso, contar com um profissional qualificado desde o primeiro passo não é só recomendado, é fundamental para garantir que seu negócio nasça dentro da legalidade e com planejamento. Estamos à disposição para oferecer toda a assessoria tributária e contábil que você precisa.
Pró Empreendedor | O seu Contador!