Planejamento

Plano de negócios: O alicerce da sua Construtora

por Blog

Quando você tomou a decisão de abrir sua própria construtora/incorporadora também se tornou responsável por conduzir seu negócio, com todo o empenho e cuidado que requer uma empresa do segmento da construção civil. No cotidiano são inúmeros os desafios que devem ser superados para que a sua construtora/incorporadora atinja o sucesso. Por isso, é importante fazer um bom plano de negócios e identificar todos os pontos que precisam de uma atenção especial. Para organizar e tornar a sua empresa mais eficiente, é fundamental entender quais são os seus aspectos e as suas verdadeiras necessidades.

Para obter os resultados tão esperados e alcançar o sucesso da sua empresa, é preciso ter um plano de negócios impecável. É com esse planejamento que você irá definir seus objetivos e identificar quais atitudes precisa tomar para alcançá-los. O planejamento servirá como um guia para você saber se está percorrendo o caminho certo.

Busque sempre determinar critérios para medir e avaliar o desempenho das suas atividades, procure o exemplo de referências para tomar decisões corretivas. Seguir o planejamento, vai evitar muita "dor de cabeça" durante a gestão da sua empresa, mas não elimina a responsabilidade de assumir riscos. Afinal, riscos fazem parte da jornada de quem decide empreender, mas eles podem ser bem calculados não é mesmo?

Decida previamente o que fazer, como fazer, quando, e quem deve fazer o que, baseado em conhecimentos, análises, cálculos e metas. Para isso, trabalhe com propósitos bem definidos. Compartilhe seus objetivos com quem está envolvido na gestão seu negócio. Eles irão te ajudar nesse processo e te darão suporte para impulsionar e direcionar a empresa para alcançar os resultados esperados.


1 - Como fazer um bom planejamento?

De acordo com artigo publicado pelo Sebrae, pode-se dizer que um bom planejamento pretende responder a três questões principais:


E para isso, deve-se incluir alguns pontos durante a elaboração:

  • Análise Swot;

  • Indicadores de desempenho;

  • Plano de ação.


Todas as fases da sua empresa merecem atenção, a agilidade e sabedoria para resolver os impasses do dia a dia é que irão garantir o êxito do seu empreendimento. Confira o kit planejamento e entenda como estruturar a sua construtora/incorporadora para o sucesso.

Análise Swot - Com essa ferramenta você pode fazer uma análise criteriosa do cenário interno e externo da sua construtora. Esse recurso pretende avaliar quatro aspectos: forças, fraquezas, oportunidades e ameaças.

Essas áreas são separadas entre análise interna (forças e fraquezas) e análise externa (oportunidades e ameaças). Assim, a Swot se torna uma operação completa para análise de ambiente, que deve ser aplicado em qualquer processo de planejamento estratégico.

Indicadores de desempenho:

Os indicadores de desempenho, conhecidos também como KPIs (Key Performance Indicators), servem para quantificar a performance da empresa.

Eles avaliam a "saúde" do negócio, facilitando a comparação de resultados alcançados em relação às metas que foram estabelecidas. Os indicadores também podem ser utilizados no canteiro de obras, com a criação de KPIs de qualidade, produtividade, orçamento, gestão de resíduos e segurança.


O portal Administradores listou as características que um bom indicador de desempenho deve ter. Confira:

Relevante e de alto impacto: o indicador deve ter relevância direta para o negócio;

Compreensível e simples: o entendimento do indicador deve ser simples, para que todos os colaboradores sejam capazes de compreendê-lo e entender sua importância;

Equilibrado: o KPI deve buscar o equilíbrio para atender as necessidades de curto e longo prazo;

Temporal: sua medição deve possibilitar o acompanhamento e a ação corretiva, sendo assim, é interessante que seja medido em espaço de tempo delimitado, como diariamente ou mensalmente, de acordo com a aplicabilidade.


2 -  Qual é a importância de ter os processos bem definidos?

Reavaliar os processos internos vai ajudar a eliminar as informações que estavam estacionadas na gestão da sua construtora/incorporadora, criar novas regras e traçar caminhos diferentes.

Confira alguns exemplos de processos que podem ajudar no crescimento da sua empresa:


  • Processo de compras

Nos processo de compras, é fundamental ter um fluxo automatizado para que a equipe não perca a direção. Desta forma, quando uma ação é realizada, o solicitante ou responsável pela atividade é notificado imediatamente.

Além disso, é possível a integração com fornecedores, agilizando as cotações, com instâncias de aprovação por faixa de valor.

  • Processo de venda dos imóveis

Esse é o momento mais esperado pela construtora/incorporadora e pelos corretores, portanto, nessa hora a agilidade da equipe é fundamental.

É preciso ter um quadro espelho, atualizado em tempo real, para apresentar a disponibilidade, bem como efetuar reservas, efetivar propostas e negociações.


Processo de gestão do desperdício

Quando os processos não são bem definidos, o desperdício é inevitável.

Por isso, a importância de acompanhar os indicadores relacionados ao desperdício e reaproveitamento considerando os principais insumos e serviços da obra.

Com os principais processos da construtora/incorporadora definidos de forma eficiente, as chances de crescimento se tornam maiores.

Portanto, a dica é: revisitar o canteiro de obras, rever as operações e verificar como cada etapa pode ser melhorada e sempre que possível, adotar novas formas de gerenciar a obra de maneira eficiente!


3. O relacionamento é a alma do negócio!

As coisas fluem melhor quando você possui uma boa rede de contatos. A relação com as pessoas certas é uma das características mais importantes para o empreendedor.

Eventos profissionais como feiras, convenções e palestras são o ambiente ideal para ampliar a sua rede. É importante estar presente nesses lugares com frequência. Pesquise os eventos das associações comerciais da sua região, fóruns ou eventos nacionais dos líderes da construção civil e vá preparado com cartão de visitas e disposição para conhecer e conversar com várias pessoas.


4. A tecnologia pode ser sua maior aliada!

A tecnologia pode ser uma grande aliada da sua construtora, para otimizar as tarefas do dia a dia e agilizar os processos.

Confira alguns recursos:

Aplicativos para usar no canteiro de obras

Construct App: Este aplicativo está disponível tanto para sistemas IOS, Android e também no computador. A ferramenta permite que o profissional da construção civil

acompanhe a obra em tempo real, através do celular.

Smart Tools: Funciona como uma caixa de ferramentas no seu smartphone ou tablet, e possui funções para medir distâncias, campo magnético, ângulos, inclinações, som e vibrações, além de ser equipado com lanterna, GPS e lupa.

AutoCAD 360: Os usuários podem criar, editar e compartilhar imagens através

de tablets e smartphones. Também é possível trabalhar offline e quanto estiver conectado à rede carregar as informações.


5. O cuidado com as finanças nunca é de mais!

Para a sua empresa se manter competitiva é essencial adotar estratégias para potencializar os seus recursos, otimizando a sua rentabilidade. Insumos, máquinas equipamentos e contratações de mão de obra devem ser levados em conta na hora que você elaborar o seu plano de investimentos.

Só dê início à obra quando o seu planejamento e orçamento estiver finalizado.

Desta maneira você conseguirá ter o controle dos seus custos, acompanhar a evolução física e financeira do projeto. É importante também que você avalie as opções de obter lucro com o seu negócio. Uma forma é o imóvel ser colocado à venda antes do término da sua construção. Outra possibilidade de fonte de renda é alugar o imóvel logo após ser construído.

Na hora de calcular, não esqueça de considerar o lucro esperado. Também vale planejar as compras com antecedência para aumentar sua margem de negociação e considerar novos fornecedores. Acompanhe também os novos materiais que chegam ao mercado, que por vezes se tornam mais baratos que os utilizados até então.

Esses, são pontos importantes, para que você consiga garantir a saúde financeira de sua empresa e alcançar o sucesso esperado no mercado da construção civil. Agora que você já ficou sabendo de algumas dicas para fazer a sua construtora/incorporadora crescer, é hora de pôr a mão na massa!

                                                                                                                                                                                                                                                                                                          


https://proempreendedor.pages.pipz.io/tenho-interesse-midia-social/

Compartilhe

Blog

-

Planejamento

Entre liderar uma empresa e ter tempo para a família, fique com os dois!

Texto de Leonardo BrasilLeonardo é cofundador do Grupo Rosamango e participando do Scale-Up Endeavor Ceará 2018. Nossa primeira empresa nasceu logo depois que casamos. Ana... Ler mais »

por Blog

Planejamento

Quais são as armas para aumentar a produtividade em operações no varejo?

Quer aumentar a produtividade no varejo? Basta olhar para as tecnologias que estão se desenvolvendo. Elas estão vindo para mudar a forma como vendemos e compramos os mais diversos... Ler mais »

por Blog

Assine nossa newsletter

Quer receber dicas sobre negócios, novas leis tributárias, dicas de redução de custo e gestão empresarial?
Então cadastre-se na nossa newsletter.

Newsletter