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Como reter talentos? Evite que seus melhores vendedores vão embora

Para ficar claro, talentos são pessoas que produzem resultados acima da média, com eficiência e qualidade.

Essa necessidade se destaca ainda mais pela complexidade de encontrar pessoas qualificadas. Segundo uma pesquisa do ManpowerGroup, o Brasil está entre os cinco piores países do mundo para se contratar pessoas competentes para as atividades.

Pensando na necessidade de reter talentos, criamos um post especialmente para você. Vamos te dar algumas dicas de como manter esses profissionais satisfeitos e motivados, para que continuem trabalhando na sua empresa. Confira:

Melhore a comunicação

Uma boa comunicação interna contribui para tornar o ambiente de trabalho mais agradável, alinhar melhor a equipe de vendas e integrar novos colaboradores. Isso, sem qualquer dúvida, possui um forte efeito na retenção dos talentos.

Para melhorar o diálogo dentro da sua empresa, comece incentivando os líderes a comprometerem-se mais com o assunto. Estimule a comunicação entre supervisores e subordinados, mantendo sempre uma relação de respeito e transparência. Feedbacks são muito importantes.

Além disso, o ideal é que canais de comunicação sejam implementados internamente. Além do tradicional mural de recados, o uso das redes sociais corporativas, aplicativos mobile e outros sistemas facilitam o trabalho da equipe. Esse é o primeiro passo!

Invista no bem-estar da sua equipe

A qualidade de vida no trabalho também influencia bastante na retenção de talentos. Quando a organização possui um ambiente agradável, os colaboradores sentem-se mais confortáveis para atuar e entregar melhores resultados.

Segundo pesquisa da Sodexo, pequenas e médias empresas que investem no bem-estar interno são, em média, 70% mais rentáveis, 86% mais produtivas e 76% mais atraentes.

Você pode melhorar o bem-estar dos colaboradores aos poucos. Crie um bom clima organizacional, seja mais flexível quanto aos horários, equilibre a vida profissional/pessoal de cada trabalhador e invista na liderança pelo exemplo. Comemorações de aniversários do mês e lembranças de datas comemorativas também agregam valor para o ambiente.

Utilize a tecnologia a seu favor

É essencial que as empresas invistam em inovação. Um bom software pode facilitar as atividades do profissional, proporcionando uma melhor experiência de trabalho. Quanto mais ferramentas tecnológicas, maior a possibilidade de obter grandes resultados.

Um bom software de vendas, por exemplo, pode contribuir para a otimização de cada atividade-chave, desde a pré-venda até o pós. Assim, é possível melhorar a comunicação, o controle, o planejamento e o monitoramento dos resultados alcançados.

Ofereça boas recompensas para reter talentos

Além de tudo, é importante oferecer boas recompensas para seu time de trabalho. Isso é fundamental para criar um sentimento de merecimento e pertencimento em relação à empresa. Essas ações geram engajamento e incentiva os vendedores a baterem metas.

Mas não são apenas recompensas financeiras como comissão, participação nos lucros e bonificações que devem ser feitas. Um dia de folga remunerado, vaga exclusiva na garagem, elogios e agradecimentos também contam muito para a satisfação profissional.

Falamos aqui de dicas bem simples de como reter talentos que podem ser facilmente aplicadas em sua empresa. Importante sempre se lembrar de promover a comunicação interna e um bom clima de trabalho, além de investir em novas tecnologias e recompensar os vendedores pelos resultados.

Fonte: Geosales

Outras notícias

A cultura de uma empresa é refletida na atitude de seus vendedores. Se estiverem alinhados a ela, os vendedores permanecerão conectados ao panorama geral em vez de se concentrarem apenas em atingir cotas individuais.

Uma cultura empresarial forte ajuda a integrar os valores e as metas de negócios de forma positiva, por meio da criação de um ambiente de trabalho agradável  o qual, por sua vez, faz com que os vendedores se engajem e sejam mais produtivos. Esse ciclo virtuoso se completa, efetivamente, com o aumento das vendas.

Para que seus vendedores transmitam a imagem desejada, é preciso demonstrar claramente os elementos que ajudam a compor a cultura da sua empresa. Apesar das especificidades de cada negócio, há alguns elementos que são, de certa forma, comuns à maioria das empresas.

Declaração de princípios empresariais

Uma declaração clara dos princípios, compromissos e propósitos, representa um dos principais elementos de uma cultura empresarial consistente. Essa declaração deve ser lida e compreendida por todos os seus colaboradores do contrário, a equipe pode se ver perdida com vendedores ?correndo para todos os lados? e sua empresa terá que lutar para conseguir encontrar a própria identidade.

Seus vendedores necessitam de objetivos e metas claras a serem cumpridas. Ou seja, para alinhar os vendedores à cultura da empresa, é fundamental a implantação de processos eficientes e a priorização das metas de vendas. Nesse sentido, a elaboração de tal documento torna-se quase que uma obrigação.

Comunicação aberta para reduzir a ocorrência de conflitos

Outro elemento comum às organizações com cultura empresarial bem estabelecida é a comunicação aberta. Se a sua empresa implementar uma eficiente política de livre diálogo entre os vendedores e os diferentes setores, os conflitos no local de trabalho serão reduzidos sensivelmente.

Construção de respeito mútuo entre colaboradores e gestores

Outra importante indicação de que os vendedores estão, efetivamente, alinhados com a cultura da empresa é a demonstração de respeito entre si e o oferecimento de apoio mútuo. Significa que estão cientes de que um negócio de sucesso só pode ser construído a partir de profissionais que cooperam para atingirem objetivos comuns.

Se os gestores tratam a equipe de vendas com cortesia e atenção, é provável que todos os colaboradores se sintam mais felizes e motivados. Trabalhadores respeitados tendem a apresentar melhores desempenhos e a se envolverem ativamente em suas tarefas. Assim, a cultura de sua empresa deve encorajar o oferecimento de treinamentos e incentivos em vez de punições e reprimendas.

Valorização do trabalho em equipe

Vendedores alinhados com a cultura da empresa trabalham pela existência de sinergia, colaboração e cooperação entre si. Sabem que nenhuma pessoa isoladamente é responsável por aumentar as vendas e que somente um grupo unido de colaboradores trabalhando em harmonia pode contribuir para que se atinjam as metas de vendas.

Fonte: GeoSalles

Um estudo publicado pelo grupo de recrutamento Page Talent indica que jovens nascidos a partir de 1990 são cada vez mais atraídos por empresas que oferecem benefícios corporativos. Já a comunidade de carreiras Love Mondays revela que, quando esses benefícios se aliam à saúde, os colaboradores podem aumentar a produtividade em torno de 40%, além de ser um importante fator para engajar a equipe.

No mercado de trabalho brasileiro, é bastante comum encontrar um grande número de funcionários que permanecem por anos em um mesmo emprego, empresas muito bem avaliadas e cobiçadas por profissionais de diferentes atuações ou um empregador ficar de olho em talentos que deseja trazer para seu time. Esse cenário, quase sempre ambicionado pelos empreendedores, pode ser colocado em prática no seu negócio a partir de mudanças internas que só dependem de você.

O início de um novo ano é o momento ideal para rever práticas, organizar atividades e inovar a sua empresa, investindo em soluções que propiciem melhores resultados e alto desempenho da equipe. Abaixo, selecionei alguns motivos para explicar porque você também deve investir nos benefícios corporativos.

Aumenta a produtividade

De acordo com a pesquisa realizada pela Health Enhancement Research Organization, colaboradores que se alimentam de forma saudável e com regularidade podem apresentar um aumento de desempenho em torno de 25% em relação à média. Já quem associa uma boa alimentação à prática frequente de atividades físicas, reduz as faltas no trabalho em 27%. Diante disso, invista em benefícios nutricionais corporativos para incentivar hábitos saudáveis em sua equipe.

Gera engajamento

Quando os funcionários se sentem bem, felizes e percebem que a empresa proporciona um ambiente agradável e preza por sua saúde e bem-estar, eles se sentem motivados e dispostos a dar seu máximo, e retribuem as facilidades concedidas pela corporação executando o trabalho com maior empenho, dedicação e prazer, tornando as atividades diárias mais leves e compensatórias.

Garante fidelidade à empresa

Empresas que oferecem benefícios corporativos criam, inevitavelmente, um vínculo com seus funcionários. Quando o colaborador está satisfeito com a empresa, sua visão e valores e ainda é contemplado com inúmeras vantagens trabalhistas no final do mês, ele dificilmente sentirá vontade de procurar outro emprego. Com a prática, você terá um time fiel à empresa.

Promove satisfação

Cada vez mais os profissionais buscam por empregos em que consigam conciliar, de forma equilibrada, a vida pessoal. Então, ambientes onde normalmente passamos oito horas e que garantem qualidade de vida são extremamente desejáveis pelos funcionários, além de ser o quinto item que mais gera reclamação em empresas que não o oferecem. Atente-se a isso e promova um universo agradável e acolhedor a seus colaboradores.

Gera recomendação

Quando os funcionários gostam do que fazem e a empresa coopera com o seu bem-estar físico e mental, eles não medirão esforços para recomendá-la a quem quer que seja. Eles se sentirão orgulhos de fazer parte de um negócio inovador e que se preocupa com time e as corporações só têm a ganhar com a exaltação de seu nome, pois assim ficarão na mira dos novos talentos e se tornarão as mais cobiçadas do mercado.

Fonte: Administradores

Antes de fechar o contrato de investimento é importante que os empreendedores e investidores anjo ajustem suas expectativas.

O empreendedor precisa saber a ajuda que o investidor anjo vai prestar e, o investidor, os relatórios que irá receber para saber o progresso do negócio.

É importante, já no início do relacionamento, agendar um calendário, marcando reuniões presenciais ou online. Também, é bom estabelecer as métricas que vão usar para avaliar o progresso da startup para que ambos os lados estejam alinhados.

Na hora de conversar com o investidor anjo sobre o que o apoio que ele irá prover ou pedir que faça alguma coisa específica, é necessário considerar algumas coisas. Confira as dicas de Igor Mascarenhas e Lucas Prado, sócios fundadores da Pier, plataforma digital de distribuição de seguros.

Divisão de tarefas

Em primeiro lugar, é importante entender que não são todas as tarefas que o investidor pode ajudar. As que são corriqueiras, que fazem parte da operação diária da empresa são responsabilidade do empreendedor e provavelmente não vão caber na agenda do investidor.

No entanto, quando se trata de networking ou abertura para novos negócios, o investidor anjo já pode ter um papel mais ativo. Também pode ser o caso de chamá-lo para pedir indicação de novos membros para o time, ou mesmo para ser apresentado para outros investidores.

Por já ter vasta experiência no mercado e uma rede de contatos maior, o investidor pode ajudar a abrir algumas portas que, sem ele, seriam de difícil acesso. Por isso, quando conversar com seu anjo, lembre-se de pedir ajuda em atividades que geram grande impacto na empresa.

Categorias de anjos

Para Igor e Lucas, os investidores anjo podem ser divididos em três categorias:

Investidores do setor: se você estiver empreendendo num setor onde não tenha tanta expertise, vale ter um anjo que conheça o setor e entenda como ele funciona e quais são seus regulamentos.

Investidores de negócios: anjos que podem ajudar a efetivamente estruturar o negócio, a formar um bom time e auxiliar na captação em próximas rodadas de investimento.

Investidores de produto: anjos que tiveram experiências em grandes empresas de tecnologia, entendem sobre sistemas e podem olhar para o produto de forma crítica.

E sim, por mais que o investidor anjo escolha o empreendedor, o contrário também é válido. Com cuidado, é importante sentir se a química entre os dois funciona e se haverá uma boa troca entre eles.

Então, antes de escolher seu investidor e nas negociações de tarefas futuras, sempre pense no que ele vem complementar. Qual é a visão que ele tem e pode ajudar você a enxergar de outra forma? Que experiências ele tem que vão ajudar você a superar obstáculos?

São essas algumas das questões que são sugestíveis de serem levantadas na hora do acordo.

Fonte: StartSe

Olá, gostaria de saber mais informações?