A cultura de uma empresa é refletida na atitude de seus vendedores. Se estiverem alinhados a ela, os vendedores permanecerão conectados ao panorama geral em vez de se concentrarem apenas em atingir cotas individuais.
Uma cultura empresarial forte ajuda a integrar os valores e as metas de negócios de forma positiva, por meio da criação de um ambiente de trabalho agradável o qual, por sua vez, faz com que os vendedores se engajem e sejam mais produtivos. Esse ciclo virtuoso se completa, efetivamente, com o aumento das vendas.
Para que seus vendedores transmitam a imagem desejada, é preciso demonstrar claramente os elementos que ajudam a compor a cultura da sua empresa. Apesar das especificidades de cada negócio, há alguns elementos que são, de certa forma, comuns à maioria das empresas.
Declaração de princípios empresariais
Uma declaração clara dos princípios, compromissos e propósitos, representa um dos principais elementos de uma cultura empresarial consistente. Essa declaração deve ser lida e compreendida por todos os seus colaboradores do contrário, a equipe pode se ver perdida com vendedores ?correndo para todos os lados? e sua empresa terá que lutar para conseguir encontrar a própria identidade.
Seus vendedores necessitam de objetivos e metas claras a serem cumpridas. Ou seja, para alinhar os vendedores à cultura da empresa, é fundamental a implantação de processos eficientes e a priorização das metas de vendas. Nesse sentido, a elaboração de tal documento torna-se quase que uma obrigação.
Comunicação aberta para reduzir a ocorrência de conflitos
Outro elemento comum às organizações com cultura empresarial bem estabelecida é a comunicação aberta. Se a sua empresa implementar uma eficiente política de livre diálogo entre os vendedores e os diferentes setores, os conflitos no local de trabalho serão reduzidos sensivelmente.
Construção de respeito mútuo entre colaboradores e gestores
Outra importante indicação de que os vendedores estão, efetivamente, alinhados com a cultura da empresa é a demonstração de respeito entre si e o oferecimento de apoio mútuo. Significa que estão cientes de que um negócio de sucesso só pode ser construído a partir de profissionais que cooperam para atingirem objetivos comuns.
Se os gestores tratam a equipe de vendas com cortesia e atenção, é provável que todos os colaboradores se sintam mais felizes e motivados. Trabalhadores respeitados tendem a apresentar melhores desempenhos e a se envolverem ativamente em suas tarefas. Assim, a cultura de sua empresa deve encorajar o oferecimento de treinamentos e incentivos em vez de punições e reprimendas.
Valorização do trabalho em equipe
Vendedores alinhados com a cultura da empresa trabalham pela existência de sinergia, colaboração e cooperação entre si. Sabem que nenhuma pessoa isoladamente é responsável por aumentar as vendas e que somente um grupo unido de colaboradores trabalhando em harmonia pode contribuir para que se atinjam as metas de vendas.
Fonte: GeoSalles