Saiba tudo sobre o que é e como funciona uma holding empresarial
Está procurando maneiras para administrar sua empresa, de forma segura e precisa? Saiba mais como a holding empresarial pode ser fundamental nesse processo!
Você já ouviu falar em holding empresarial?
Esse é um termo que se refere a uma empresa que possui o controle de outras empresas, ou seja, tem participação acionária majoritária em uma ou mais empresas.
O objetivo principal de uma holding empresarial é administrar e controlar outras empresas.
Neste artigo, vamos explicar o que é uma holding empresarial, para que serve, como funciona, quais os principais tipos, exemplos e vantagens desse modelo de negócio.
Acompanhe mais sobre o tema e fique por dentro de tudo!
Leia também:
O que é uma holding empresarial?
A palavra holding vem do verbo inglês “to hold”, que significa segurar.
Uma holding empresarial, portanto, é uma empresa que segura o patrimônio integralizado a ela, que podem ser ações, quotas, imóveis, patentes, entre outros ativos.
Uma empresa que controla outras empresas pode ser limitada ou anônima, conforme o seu objetivo, porte e número de parceiros.
Logo, holding é um termo que descreve uma empresa com essa característica.
Para que serve e como funciona uma holding empresarial?
Uma empresa que tem outras empresas sob seu comando e administração, sem participar diretamente da fabricação de produtos e serviços, é chamada de holding empresarial.
Ela é responsável por gerenciar o capital das empresas que controla, fazer alianças com outras empresas, variar o ramo de atuação e ampliar os ganhos.
A holding empresarial também pode aproveitar vantagens, em relação a impostos, heranças e patrimônio, conforme a situação.
Quais os principais tipos de holding empresarial?
Existem diferentes tipos de holding empresarial, cada um com características específicas relacionadas à sua atuação.
Os principais são:
Holding Pura
É aquela que tem como única atividade a participação societária em outras empresas, não exercendo nenhuma outra atividade econômica.
A holding pura é uma forma de centralizar o controle e a gestão de um grupo de empresas.
Holding Mista
É aquela que, além de participar societariamente de outras empresas, também exerce uma atividade econômica própria, seja na produção de bens ou na prestação de serviços.
A holding mista é uma forma de diversificar o negócio e aproveitar as sinergias entre as empresas.
Holding Patrimonial
É aquela que tem como objetivo administrar e proteger o patrimônio de uma pessoa física ou jurídica, podendo ser composto por imóveis, veículos, obras de arte, direitos autorais, entre outros bens.
A holding patrimonial é uma forma de planejar a sucessão e reduzir a carga tributária sobre os bens.
Holding Familiar
É aquela que tem como objetivo administrar e proteger o patrimônio de uma família, podendo ser composto por ações, quotas, imóveis, entre outros bens.
A holding familiar é uma forma de preservar o patrimônio familiar, facilitar a transmissão hereditária e evitar conflitos entre os herdeiros.
Afinal, quais os principais exemplos desse tipo de negócio?
No Brasil, há diversos holdings empresariais presentes em diferentes setores econômicos.
Essas empresas possuem a maioria das ações ordinárias de outras companhias listadas na bolsa de valores ou no mercado de balcão.
Alguns exemplos são:
- Itaúsa;
- Bradespar;
- J & F.
Dessa forma, ao contar com uma holding empresarial para auxiliar na gestão de seu negócio, você poderá usufruir de diferentes benefícios.
Veja as vantagens da holding empresarial
A holding empresarial pode trazer diversas vantagens para os seus sócios, gestores e empresas controladas, tais como maior poder de negociação e influência no mercado, eficiência e sinergia na gestão, bem como diversificação no negócio.
Além disso, é possível proteger e planejar as operações relacionadas ao seu patrimônio, garantindo otimização tributária e economia.
Por que ter apoio de especialistas em proteção patrimonial e planejamento sucessório?
A criação e a gestão de uma holding empresarial requerem conhecimentos técnicos, jurídicos e contábeis, além de uma análise cuidadosa dos objetivos, das necessidades e das características dos sócios e das empresas envolvidas.
Por isso, é recomendável contar com o apoio de especialistas em proteção patrimonial e planejamento sucessório, que podem auxiliar na escolha do tipo de holding mais adequado, na elaboração do contrato social, entre outros fatores.
Além disso, os especialistas podem ajudar a evitar ou resolver possíveis conflitos, impasses ou litígios entre os sócios, os herdeiros, ou as empresas controladas.
Como a Pró-Empreendedor pode auxiliar em sua rotina
Com mais de 12 anos no mercado, atuamos como contabilidade consultiva e contamos com um time altamente capacitado.
Pronto para organizar e oferecer as melhores soluções, conforme as suas reais necessidades.
Nós, da Pró-Empreendedor, visamos dispor de todo o suporte necessário para garantir eficiência e tranquilidade em meio à sua gestão.
Fale com nossos especialistas e veja como podemos potencializar seus resultados!