Índice
ToggleConfira tudo sobre a Holding Patrimonial e constitua a sua!
Uma estratégia financeira para proteger, gerenciar e expandir seu patrimônio… Saiba como estabelecer a Holding Patrimonial e tenha todas essas vantagens
Você já ouviu falar em Holding Patrimonial?
Essa é uma forma de organização empresarial que pode trazer diversos benefícios para quem possui um patrimônio significativo.
Se interessou? Então esse artigo é para você!
Confira agora tudo que a separou sobre esse tipo de empresa e suas vantagens.
O que é uma Holding Patrimonial?
Uma Holding Patrimonial é uma sociedade criada especificamente para administrar e proteger bens de um grupo ou família.
Eita, mas o que isso quer dizer na prática?
Isso quer dizer que, na prática, uma Holding Patrimonial funciona como uma espécie de blindagem patrimonial, ou seja, atua para proteger os bens dos sócios ou herdeiros de possíveis problemas jurídicos, tributários e sucessórios.
Assim, esse tipo de Holding funciona como uma pessoa jurídica, que detém o controle sobre o patrimônio dos seus sócios, às pessoas físicas que transferem os seus bens para a empresa.
Dessa maneira, os sócios deixam de ser proprietários diretos dos bens e passam a ser cotistas da empresa Holding.
É importante destacar que uma Holding Patrimonial pode ser constituída por diferentes tipos de sociedades, como limitada, anônima ou simples, e pode administrar bens de diversas naturezas.
Esses bens podem ser imóveis, ações, participações societárias, obras de arte, entre outros.
Quais são as vantagens de uma Holding Patrimonial?
A constituição desse tipo de pessoa jurídica, pode trazer diversas vantagens para os seus sócios.
Separamos, a seguir, uma lista com os 3 principais.
Redução tributária
Esse tipo Holding pode reduzir ou até isentar os impostos sobre a renda dos imóveis, sobre a transmissão dos bens e sobre o ganho de capital.
Isso porque os impostos cobrados, sobre as pessoas jurídicas, costumam ser menores do que os cobrados sobre as pessoas físicas.
Além disso, a transferência dos bens para a Holding Patrimonial pode ser feita pelo valor declarado no imposto de renda, sem incidência de imposto sobre o ganho de capital.
Planejamento sucessório
A Holding Patrimonial pode facilitar e agilizar a sucessão dos bens entre os herdeiros, evitando conflitos familiares, processos judiciais e custos com inventário e partilha.
Os bens já estão sob o controle da empresa, bastando apenas alterar a composição societária da mesma. Isso facilita muita coisa, não é mesmo?
Além disso, esse tipo de empresa permite estabelecer regras e limites para a sucessão dos bens, como cláusulas de inalienabilidade, impenhorabilidade e incomunicabilidade.
Proteção patrimonial
A sua constituição pode proteger os bens dos sócios, contra eventuais riscos ou ameaças externas, como credores, ex-cônjuges ou terceiros interessados.
Afinal, os bens deixam de pertencer às pessoas físicas e passam a pertencer à pessoa jurídica, com autonomia e responsabilidade próprias.
Ademais, a Holding permite separar o patrimônio pessoal do patrimônio empresarial, evitando confusões ou prejuízos.
Muitos benefícios, não é mesmo? Agora é hora de adquirir todas essas condições. Também vamos te ajudar nisso!
Como constituir uma Holding Patrimonial?
A constituição de uma Holding Patrimonial envolve uma série de passos e requer cuidado e planejamento. Mas, para isso, preparamos um guia com os passos que não devem ser deixados de lado.
Faça o seguinte:
Definir o tipo societário
Antes de tudo, é preciso definir o tipo de empresa a constituir.
Ela pode ser constituída como uma sociedade limitada (LTDA) ou como uma sociedade anônima (S/A), dependendo do grau de complexidade e formalidade desejado pelos sócios.
Elaborar o contrato social
Esse é o documento que define as regras e as condições para o funcionamento da empresa.
Por isso, antes de documentar as regras da sua empresa, é preciso pensar e analisar fatores como:
- Objeto social
- Capital social
- Participação dos sócios
- Direitos e deveres dos sócios
- Cláusulas de proteção
- Sucessão patrimonial, entre outras
Registrar a empresa nos órgãos competentes
Esse é o processo de formalização da empresa perante os órgãos públicos, como a Junta Comercial, a Receita Federal para obter o CNPJ, a Prefeitura Municipal, e outros órgãos.
Esse registro garante a legalidade e a validade da empresa e dos seus atos, após ele, a empresa terá todos os registros e documentações necessárias para o funcionamento legal.
Veja o artigo a seguir e saiba como abrir seu CNPJ facilmente
Transferir os bens para a empresa
E, por fim, é preciso fazer o processo de integralização do capital social, ou seja, a entrega dos bens dos sócios para a empresa, em troca de cotas ou ações.
Essa transferência deve ser feita pelo valor declarado no imposto de renda, sem incidência de imposto sobre o ganho de capital.
Precisão e segurança ao constituir sua Holding – conte com o nosso apoio
Ter uma Holding Patrimonial é extremamente vantajoso para quem deseja proteger seu patrimônio e da família.
No entanto, sua constituição requer cuidado e planejamento, e é fundamental contar com o apoio de profissionais especializados para garantir o sucesso dessa empreitada.
Por isso, nós estamos aqui!
Te oferecemos serviços efetivos para proteção patrimonial e planejamento sucessório e abertura de empresa para facilitar a constituição e gestão dos aspectos necessários em sua Holding!
Fale conosco e evite perder mais tempo e comprometer seu patrimônio!
CLIQUE AQUI E GARANTA MAIS PROTEÇÃO COM SUA HOLDING PATRIMONIAL!