Saiba tudo sobre a Reforma Tributária e evite problemas
Fique atento às principais propostas e mudanças que a Reforma Tributária pode trazer à gestão da sua empresa. Saiba mais!
A Reforma Tributária é um dos temas mais importantes e polêmicos da agenda política e econômica do Brasil.
Afinal, trata-se de uma mudança estrutural no sistema tributário nacional, que visa simplificar, modernizar e tornar mais justo o modelo de cobrança de impostos sobre o consumo de bens e serviços.
Neste artigo, explicaremos mais sobre o que é, as principais propostas, bem como seus objetivos.
Também mostraremos os prós e contras da Reforma para as empresas, e como uma consultoria pode auxiliar a reduzir seus impactos.
Portanto, acompanhe a leitura para entender mais sobre o assunto!
O que é a Reforma Tributária?
A Reforma Tributária é uma alteração na Constituição Federal que busca substituir cinco tributos por um Imposto sobre Valor Adicionado.
São eles o PIS, Cofins, IPI, ICMS e ISS.
O IVA é um imposto incidente de forma não-cumulativa.
Ou seja, somente sobre o que foi agregado em cada etapa da produção de um bem ou serviço, excluindo os valores a serem pagos em etapas anteriores.
O modelo acaba com a incidência de impostos em cascata, um dos problemas históricos do sistema tributário brasileiro.
Vale destacar que o IVA Dual é dividido em duas partes:
- Contribuição sobre Bens e Serviços (CBS).
- Imposto sobre Bens e Serviços (IBS).
Com a Reforma Tributária, a cobrança de impostos deixará de ser feita na origem e passará a ser feita no destino.
Essa mudança visa dar fim à chamada guerra fiscal — a concessão de benefícios tributários por cidades e Estados, com objetivo de atrair o investimento de empresas.
Quais as principais propostas discutidas?
A Reforma Tributária foi aprovada pelo Congresso Nacional em dezembro de 2023, após quatro anos de discussão e aperfeiçoamento.
A proposta de emenda à Constituição PEC 45/2019 foi a base da reforma, mas também foram consideradas as contribuições da PEC 110/2019 e do Projeto de Lei n° 3887/2020, que tratavam de aspectos específicos do tema.
A Reforma prevê um período de transição de dez anos, sendo dois para teste com redução da Cofins e IBS de 1%.
Posteriormente, a cada ano as alíquotas serão reduzidas em 1/8 por ano até a extinção e a do IBS aumentada para reposição da arrecadação anterior.
Ela também prevê a criação de um fundo de desenvolvimento regional e de um comitê gerador nacional do IBS, tendo a participação de representantes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos municípios.
Além disso, a reforma estabelece algumas exceções ao IVA.
Dentre elas, destacamos a manutenção do IPI para alguns produtos, isenção de impostos para exportações, bem como a tributação diferenciada e possibilidade de concessão de benefícios fiscais para atividades de interesse social.
Conheça os objetivos da Reforma
A Reforma Tributária tem como principais objetivos simplificar, modernizar e tornar o sistema tributário mais justo, eliminando distorções, reduzindo a regressividade e aumentando a transparência.
Ela também visa estimular o crescimento econômico, gerando novos empregos, maior produtividade e competitividade, bem como segurança jurídica.
Além disso, a Reforma Tributária tem como objetivo promover a harmonização fiscal entre os entes federativos, evitando guerra fiscal e fortalecendo o pacto federativo.
Vantagens e desvantagens para as empresas
A Reforma Tributária traz vantagens e desvantagens para as empresas, dependendo do seu segmento, porte empresarial, bem como regime tributário e localização estabelecida para suas empresas.
De maneira geral, os benefícios incluem a redução da carga tributária, menor complexidade tributária, bem como diminuição da cumulatividade tributária.
Além disso, será possível reduzir a concorrência desleal e aumentar a previsibilidade tributária.
Por outro lado, a carga tributária também pode ser elevada para alguns setores, aumentar a alíquota efetiva do IVA, bem como fiscalização tributária mais complexa e complexidade dos fatores pertinentes a sua gestão.
Como a consultoria contábil pode reduzir os impactos nas empresas?
Vimos que a Reforma Tributária é uma mudança bastante aguardada e que, supostamente, se fará necessária por diferentes aspectos em nosso país.
Afinal, pode trazer diversos benefícios para a economia, sociedade e empresas.
No entanto, também oferecem diferentes desafios e incertezas, exigindo uma adaptação e atenção quanto às regras e realidades do sistema tributário.
Nesse contexto, a consultoria contábil é uma aliada indispensável para as empresas, que podem contar com o seu conhecimento para oferecer diferentes serviços, como analisar os impactos da Reforma, elaborar um planejamento tributário estratégico e outros fatores.
Além disso, terá toda atualização e capacitação de profissionais experientes para garantir que quesitos contábeis e fiscais sejam mantidos em conformidade, evitando maiores transtornos em seu dia a dia.
Conte conosco, da Pró Empreendedor
Com mais de 12 anos no mercado contábil, atuamos como contabilidade consultiva com foco em atender as necessidades de nossos clientes.
Por isso, buscamos fornecer soluções eficientes e recursos tecnológicos que visam a melhoria contínua dos nossos processos.
Portanto, evite maiores problemas na gestão de sua empresa…
Fale agora mesmo com nossa equipe e veja como podemos auxiliar em sua rotina!